4 Motivos para Organizar um Menu Semanal

Organizar um menu semanal para as refeições da família é um hábito muito comum fora do Brasil. Basta procurar por budget meal plan no Google e no Pinterest para ter uma noção do tamanho desse hábito nos Estados Unidos e no Canadá…

Como o nome já indica, fazer um menu semanal é simplesmente listar as refeições que você pretende servir na próxima semana.

Isso, claro, deve ser feito antes de ir às compras – assim, você vai saber exatamente o que precisa comprar para poder preparar essas refeições.

É tão simples que podemos, às vezes, não dar o devido valor a essa ferramenta.

4 motivos para começar um menu semanal

Por que fazer um menu semanal?

Quem planeja seu menu semanal, em geral, tem dois grandes objetivos:

Economizar dinheiro: fora do Brasil, a preocupação com a aposentadoria é muito grande há anos. Deveríamos seguir esse exemplo, porque as coisas estão piorando por aqui também;

Comer de forma mais saudável, seja em casa ou levando marmitas para o trabalho. Afinal, é melhor levar uma marmita com arroz, feijão, frango e salada do que comer um sanduba de procedência duvidosa, né?

Mas para ter sucesso nesse hábito, você precisa entender que o menu semanal não é uma prisão!

Se, eventualmente, você quiser trocar o prato da segunda-feira com o da quarta, ou mudar alguma receita, não há problema nenhum! Afinal, não estamos falando de dieta aqui, e sim de planejamento da sua rotina.

Como a rotina é sua, você pode mudá-la quando achar conveniente. E viva a liberdade! \o/

Sério: se você virar a “louca do menu”, vai desistir rapidinho…

Tenha em mente que o que queremos evitar são aqueles dias em que você fica revirando os armários e a geladeira em busca de algo para preparar e não encontra nada de bom.

Daí você se contenta em comer porcaria ou, então, cai na tentação do delivery… E disso o seu bolso não gosta!

Veja as principais razões para começar a organizar seu menu semanal:

Por que você deve organizar um menu semanal agora!1. Economia:

Organizando o seu menu semanal, você consegue economizar de várias maneiras:

  • Montando sua lista de compras a partir do menu, você compra apenas o que vai precisar.
  • Organize receitas que utilizem coisas que você já tem em casa, e evite o desperdício… É tão triste jogar comida no lixo!
  • Aproveite e escolha receitas com frutas, verduras e legumes que estão na época

2.Ganhe tempo!

  • Nos seus dias mais tranquilos, adiante as tarefas que forem possíveis: fazer almôndegas, cozinhar e desfiar frango, fazer caldo de carne e de legumes, preparar o feijão… E então congele!
  • Não perca tempo todos os dias pensando no que preparar para o jantar. Consulte seu menu e faça!
  • Quando organizar seu menu, leve em conta suas atividades e escolha receitas viáveis. Não vai escolher uma receita super demorada para fazer em um dia em que você chega mais tarde em casa, ou tem curso de inglês… 😉
  • Com uma lista de compras enxuta e organizada, você faz compras no mercado rapidissimo!

3. Saúde!

  • Faça escolhas mais saudáveis: consuma mais legumes, verduras e corte ao máximo os alimentos ultraprocessados!
  • Chega de comer as mesmas coisas todos os dias! Varie entre peixes, frango e carne, use legumes diferentes, prove novos sabores, teste receitas novas! Sua alimentação vai melhorar naturalmente. 😉

4. Minha família, minha equipe!

Como diz a mestra Rita Lobo, “alimentação não é assunto da dona de casa, mas da casa”.

Então trate de colocar sua família para ajudar! Envolva-os desde o início: que tal discutir o menu da próxima semana?

Um adulto cozinha, as crianças podem lavar a salada, outro adulto lava a louça… É impossível que uma só pessoa faça tudo sozinha: cuide da comida, da limpeza, das roupas, e ainda trabalhe fora! Liberte-se, Isaura!

Transforme sua família em uma equipe!

São bons motivos, certo? Diante das mudanças que estão acontecendo no Brasil e no mundo, é fundamental que a gente crie hábitos de praticidade e economia.

Que tal você tentar adquirir esse hábito também?

No início pode parecer muito trabalhoso, mas conforme você vê a economia e a praticidade tomando conta da sua vida, a motivação vai aumentando!

E assim: se eu consegui, todos conseguem. 😉

Planejar o seu menu vai demorar, no máximo, vinte minutos por semana. Conforme você ganha prática, vai levando cada vez menos tempo.

Com o app Vesta (que já estou usando na versão de testes!) vai ser mais rápido ainda. E com a vantagem de já exportar todos os ingredientes para a lista de compras! 🙂

Junte aquelas receitinhas práticas que você e sua família amam, agrupe receitas que usem ingredientes semelhantes (para evitar desperdícios) e comece! Ah, e dê uma olhada nas receitas super práticas que separamos para você!

Rápidas e sucesso garantido! 😉

Fique conosco e acompanhe todas as dicas que vamos dar sobre menu semanal e economia no lar, seguindo a gente nas redes sociais e inscrevendo-se na nossa Newsletter! É grátis! 🙂

Até mais!

Você pode gostar...